Zi Facella

OBRAS DO ACERVO

SOBRE O ARTISTA

Zingomar Facella nasceu no dia 21 de Setembro de 1950 em São Paulo no bairro do Cambuci onde reside até hoje. Logo na infância aproxima-se das Artes Plásticas através de seu tio Alfredo Volpi de onde adquiriu sua única formação artística. Em 1989 realiza sua primeira obra e no decorrer de sua trajetória, se envolve com um caminho de liberdade estética revelando uma marca essencialmente pessoal.

Participa de diversas exposições coletivas entre elas a exposição em “Homenagem ao Artista Plástico Uruguaio Carlos Páez Vilaró” no Memorial da América Latina. Sua técnica desenvolvida a Têmpera (fabricação caseira que utiliza pigmentos naturais, onde aprimorou a formula original garantindo maior durabilidade das cores e resistência ao tempo).

Planos, transparência, volumes e formas geométricas, combinadas entre si, resultam numa obra que transborda movimentos e múltiplas leituras.

Com relação às cores, o artista explora tanto combinações sutis como faz uso de grandes contrastes.

A obra de Zi Facella reflete sua busca por espaços alegóricos e tridimensionais que proporcionam grande interatividade com o observador que se encontra sempre diante de surpresas e possibilidades de interpretação ao longo mais de três décadas de trabalho, Zi Facella expressa em suas composições o prazer pelas cores, pela geometria e pelo movimento.

Sua obra atrai primeiro pelas cores e formas, depois para a sensação visual de que a pintura desloca-se do fundo.

A arte forte e madura de Zingomar Facella está pronta para figurar entre os grandes pintores modernos contemporâneo, nacionais e internacionais.