Rogério Alves

OBRAS DO ACERVO

SOBRE O ARTISTA

Nascido em 25 de setembro de 1980 em São Paulo, é um artista visual e educador com uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Filho de retirantes nordestinos, começou a se interessar pela arte ainda criança, influenciado por programas educativos da TV Cultura e pelo livro “Desenhando com o lado direito do cérebro”. Autodidata e com influência de professores de arte na escola pública, Rogério fez curso de desenho acadêmico aos 16 anos, onde se destacou e foi incentivado a seguir a carreira artística.

Após o ensino médio, precisou trabalhar para ajudar a família e teve a oportunidade de aprender o ofício de cartazista e letrista em um supermercado, onde também realizava intervenções artísticas. Em 2003, ingressou no ensino superior em Teologia, mas em 2007 mudou para Artes Plásticas na Faculdade Paulista de Arte. Concluiu a licenciatura em 2009 e começou a lecionar arte na rede pública de Guarulhos.

Sua carreira artística e docente  se desenvolveu com participações em exposições e cursos de aprimoramento em desenho, pintura e gravura. Entre 2015 e 2016,ingressou como docente em arte nas prefeituras de Santo André e Suzano, respectivamente como educador em diferentes níveis de ensino.

Entre 2010 e 2020, Rogério desenvolveu o projeto “Histórias e Memórias Afetivas”, interrompido pela pandemia, durante a qual criou uma série de autorretratos exibidos em Suzano em 2023. Atualmente, continua sua pesquisa pictórica e poética , produzindo obras em retrato, paisagem e natureza-morta, e lecionando arte. Ele é pós graduado em História da arte, arte educação. e Educação, Ciência e Tecnologia, além de ser bacharel em Teologia e Artes Visuais.

Instagram: @rogeriooliveiraartista

As criações trazem um significativo conceito de movimento. Há uma dinâmica no ato de louvar a Deus que pode ser feito pelo corpo ou pela música, mas sempre com a mente. Captar esses momentos demanda estar atento ao entorno e, principalmente, desenvolver uma técnica, em termos de composição, cor e forma, que possibilite chegar ao resultado desejado.
Oscar D’Ambrosio