Décio Rosolen

OBRAS DO ACERVO

SOBRE O ARTISTA

Décio Rosolen nasceu em 1971 em São Paulo. Descendente de italianos, possui cidadania na região de Cordignano, Treviso.

Seu contato com a arte surge a partir dos 13 anos, por meio de um tio materno que trabalhava com importação e comercialização de gravuras de artistas como Joan Miró, Joseph Pierre Redouté, entre outros impressionistas e expressionistas. Além disso, pode-se citar o seu contato direto com as editoras Glatt e Documenta, na década de 80, que comandavam o mercado de gravuras, litogravuras, e serigrafias no Brasil. Aprofunda seu contato com a arte brasileira por meio das obras de Tomie Otake, Alfredo Volpi, Antunes, Pietrina Checcacci, Inácio Rodrigues e Burle Marx. Seu interesse e pesquisa sobre o tema foram uma consequência.

No início da década de 90 começa seu trabalho como editor de arte na Arteprints, convivendo com inúmeros artistas. Rosolen após 14 anos como editor é autodidata, inicia seu projeto com serigrafias inspiradas na arte abstrata e gestual, recriando o movimento artístico das décadas de 40 e 50, do artista americano Franz Kline.

A maior parte do seu trabalho é realizado espontaneamente e seu estilo se diferencia pelas formas abstratas, com o uso de cores selecionadas, sombreados, transparências e muita profundidade. O artista quer, com sua obra, transmitir luz, energia e magnetismo, por meio de uma estética gestual e uma assimetria equilibrada observadas nas composições e texturas produzidas, bem como na exploração e seleção criteriosa de cores que utiliza em suas produções de pequeno e grande formato.

Rosolen adota a pintura acrílica como técnica predileta, objetivando uma expressão que transborda a imaginação, atingindo um minimalismo intencional e intrigante em seu trabalho pictórico. Suas produções estão expostas em diversas cidades brasileiras.

Atualmente o pintor vive e mora em São Paulo, dividindo o seu tempo com a pintura e a empresa que possui há mais de 30 anos no mercado da arte, comercializando gravuras de inúmeros artistas renomados, como Eduardo Sued, Juarez Machado, Rubens Ianelli, Reynaldo Fonseca, Inos Corradin, Sônia Menna Barreto, Paulo Von Poser, Wakabayashi, Toyota, Ivald Granato, Antônio Peticov e outros.