Lívia Burchianti

OBRAS DO ACERVO

SOBRE O ARTISTA

LIVIA BURCHIANTI é nascida em 1989 na cidade de São Paulo e se expressa através do desenho e pintura desde a mais tenra idade. O óleo sobre tela entrou na sua vida pela primeira vez aos onze anos de idade.
Aos quinze, começou a pintar figura humana e não parou mais. Após a morte trágica do pai em 2007 e o início do curso preparatório para o vestibular, o ritmo de sua pintura diminuiu consideravelmente, mas Burchianti jamais parou de pintar.
Aos 20 anos, ingressou em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde, desde o início da faculdade, vai ao laboratório de Morfologia estudar anatomia humana. Hoje faz parte do corpo docente do Departamento de Morfologia da mesma faculdade. Sua arte é visivelmente marcada pelo estilo impressionista, expressionista e pós-impressionista.
Atualmente possui mais de 400 obras com as mais variadas técnicas, entre óleo sobre tela, trabalhos em pastéis, nanquim, aquarela e carvão. Muitos de seus trabalhos são ilustrações científicas publicados nas principais revistas e anais de Congressos Médicos nacionais e internacionais.
Em 2017, com mais de 10 anos de sua pintura a óleo, fez a exposição solo “L. Burchianti: uma década de arte” na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A mostra contou com mais de 70 obras, entre óleos, pastéis e trabalhos em carvão. Em 2022, participou do “XII Salão Internacional de Artes Plásticas SINAP/AIAP” no Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva em Mogi Mirim, SP, com a obra “Dueto de Violino”, óleo sobre tela, exposta e premiada como troféu de primeiro lugar do salão. No mesmo ano, participou do Salão de Belas Artes da Marinha do Brasil com uma obra óleo sobre tela, recebendo o troféu de segundo lugar. Foi ainda capa da
segunda edição da revista Creator, com uma matéria de quatro páginas dedicada à sua arte.
Em 2023, participou do 81° Salão Livre da APBA com duas obras óleo sobre tela expostas, recebendo a medalha de bronze.

Site:  http://www.burchianti.com
Instagram: @l.burchianti

As pontes entre a música e as artes visuais são imensas. Há um ponto em que ambas se aproximam de maneira sutil: a cor. Inicialmente, parece estranho pensar nisso, embora existam estudos que aproximam as duas áreas. Nos trabalhos de Lívia Burchianti, há um diálogo sutil que permite ao observador “ouvir” as notas tocadas pelos musicistas representados a partir do que se vê. Essa magia encanta e leva a arte para fascinantes camadas e dimensões em que a emoção, a técnica e a criatividade se aproximam e se confundem.
Oscar D’Ambrosio