Clóvis Graciano: De fiscal de consumo a auxiliar de Cândido Portinari

Postado em fev 21, 2014 em Blog

Um dos principais artistas que compõem o acervo da Galeria Victor Hugo e que sempre está dentro dos nossos leilões, é o consagrado Clóvis Graciano.

O artista nasceu na cidade de Araras (SP), em 1907. Descendia de imigrantes italianos e logo aos 12 anos ficou órfão. Sobreviveu enquanto órfão graças a sua humildade em desempenhar as mais diversas funções.

Graciano descobriu seu talento artístico desenhando desde jovem no grupo escolar. Foi um pintor, desenhista, cenógrafo, figurinista, gravador e ilustrador brasileiro. Trabalhou como fiscal de consumo e dividia seu tempo entre o emprego e a arte, dando visível preferência à arte, tanto que após 10 anos foi demitido por abandono de emprego. Pintor paulista, fez parte do Grupo Santa Helena e consagrou-se pela personalidade de suas obras fortes e concisas.

Ajudou a pintar “Guerra” e “Paz” de Cândido Portinari, obra encomendada para decorar a sala da ONU. Nos anos 1940, a obra de Clóvis Graciano é marcada pela figura humana e pelos temas sociais, como o dos retirantes. Produz também auto-retratos, que revelam variáveis psicológicas, expressando tensões íntimas.

Realiza ainda várias telas com temas de músicos e de dança. A partir da década de 1950, dedica-se principalmente à pintura mural, com destaque para as obras Armistício de Iperoig, na Fundação Armando Álvares Penteado – Faap (1962); Operário, na Avenida Moreira Guimarães (1979) e o painel no edifício do Diário Popular, inspirados em afrescos do Renascimento e desenvolvendo a narrativa em espaços construídos por planos geométricos. A partir daí faz também ilustrações de obras literárias como o livro “Cancioneiro da Bahia” de Dorival Caymanni e o romance “Terras do Sem  Fim’’ de Jorge Amado.

Ao longo de sua carreira permanece fiel ao figurativismo, com o predomínio de temas sociais. Graciano morreu em São Paulo em 1988 com 81 anos, mas sua história permanece viva nas principais galerias brasileiras. Por sua história e talento, cada obra do artista é um belo investimento. O quadro a seguir está entre os nossos lotes do Leilão de Março.

 MENINO COM PASSARO

Título: Meninos com pássaro

Técnica: O.S.T.

Medida: 73x54cm

Assinatura: c.i.e.

-

Deixe uma resposta